sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Someone Like You

A cantora ( e DYVA) Adele lançou ontem o videoclipe da música Someone Like You, ultima faixa do álbum 21, o mais recente da cantora. A música é linda e como não podia deixar de ser o vídeo também é.
 Apesar da simplicidade o clipe tem uma dramaticidade, que é resultado do efeito P&B. É impossível não se apaixonar por um clipe com locação em Paris . Além do P&B, há também um efeito antigo, o que me faz lembrar da Paris de 20, época em que Paris estava fervendo culturalmente. Do ponto de visto técnico, gosto do posicionamento da câmera e principalmente da sua movimentação. O efeito espelhado no final é um grande truque Jake Nava.


Vejam:

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Return

Tere tere guys,

Perdoem-me, sei que estou muito afastado, e me sinto envergonhado por isso.
A rotina da Kabum é realmente pesada (acordar as 05:00 é triste), porém prazerosa.  A roda da vida permanece em movimento, e com isso nossa viagem ganha novos horizontes. A primeira etapa da viagem foi cumprida com êxito, a experiência com fotografia foi realmente indescritível, devo confessar que foi com grande pesar que fui para turma de design. Design - O novo desafio, que agradável, sim, agradável! A teacher é amazing, inheis! Estamos começando um projeto super 'maluco beleza', e que me perdoe Rodrigo de Souza leão,  'maluco beleza', vamos produzir PÍLULAS (na verdade produziremos todo o material gráfico: bula, embalagens e etc.) do amor, da sensualidade, da beleza e da 'alegria'.  Eu e Cássio estamos trabalhando com uma temática mitológica, vamos usar como personagens principais os deuses Dioniso e Afrodite e o belo mortal Narciso.   
Por coincidência, ou não, estamos trabalhando algo semelhante em oficina da palavra. Na ultima aula lemos trechos do livro do já citado Rodrigo de Souza Leão ( o próximo post certamente será sobre ele) e discutimos um pouco sobre a loucura. Já em design sonoro, estamos criando uma beat super bacana. Só falta uma animação, mas essa é uma tarefa para quando eu estiver na oficina de motion design. 
No mais é isso apenas. 


Bug bug bye bye!

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

O que somos fora de nós mesmos?


Estereótipos, rótulos. Isso já não é tão incomum. Vem se falando muito disso, e eu creio que os cariocas em geral, possuem uma coleção deles.  Esse trabalho desenvolvido por mim e alguns outros colegas da Kabum, busca justamente isso. Vamos desconstruir os estereótipos lançados sobre os cariocas e mostra-los como realmente são.  
O nome da nossa exposição é: Identidade Carioca. São fotografias de cariocas em um dia normal, porém, eles se autorretrataram em uma palavra apenas (alguns em duas). O resultado é um trabalho super bacana, bastante expressivo e espontâneo.
Nosso principal objetivo era mostrar que nossos morros e favelas não são habitados só pelo tráfico e seus associados, queríamos mostrar que nem todos os garotos e garotas de Ipanema são fortes e malhados e nem por isso eles perdem seu encanto.


Esse projeto tem a intenção de mostrar as reais características do carioca, mas jamais limita-lo. Quando nossas peças estiverem todas prontas, eu divulgo aqui para vocês. Por enquanto, deixo apenas uma parte do making of. 










Um conselho: Não deixe que sua identidade seja ofuscada, seja qual for o motivo... afirme-a!

Representações

Minha primeira oficina na Kabum foi a de: desenho com frutas. A oficina foi ministrada pela coisinha fofa da Tati. Nessa oficina falamos principalmente sobre releituras, a Tati usou como exemplo o super e enigmático quadro de Da Vinci, Monalisa. Esse quadro tem milhaaares de releituras, talvez esse grande número de releituras  seja devido a sua fama, talvez seja devido a qualidade técnica, talvez seja por ambos ou por nenhum desses motivos. Whatever!

O que importa é que as releituras... aliás, vocês sabem o que é uma releitura?
 Releitura é o fazer artístico. Rever qual é a sua atitude com relação à obra e qual a sua reação. É fazer Arte da Arte. É a transformação da crítica em uma atividade artística.



Vou mostrar para vocês algumas das melhores releituras da Mona(...)Lisa:









Todas essas representações me chamaram a atenção, são todas ótimas. Porém a melhor representação quem teve não foi a Mona Lisa e sim a DIVA Amy Winehouse, minha cantora lendária ;*
Se liga só!



Essa foi uma representação de uma caricatura (que eu não consegui encontrar, esquece!) da Amy, feita por mim e por meus queridos amigos Ariadne MottaJoão Barreto e Alexandre Moura. Utilizamos apenas frutas e o acabamento foi feito com mel.

Melhor que uma representação da Monalisa ou uma da Amy Winehouse é juntar as duas divas em uma releitura apenas., olha só:



SUPER DIGNA! 

Se quiser encontrar mais representação do quadro de Da Vinci, basta pesquisar no nosso Google de cada dia.


"Cada representação é como estar diante de um novo personagem".  
Beatriz Segall

__________________________________________________________________________

Exposições

Tere, galera, tere.


Até o dia 09 de outubro vai está rolando lá no MAM- Museu de Arte Moderna, a exposição “Fotografias – Coleção Joaquim Paiva”, com 134 obras, de 69 artistas estrangeiros, pertencentes à coleção Joaquim Paiva em comodato com o MAM desde 2005. A mostra marca a inclusão de 413 obras internacionais ao comodato, que já possuía aproximadamente 1090 trabalhos de artistas brasileiros, totalizando agora cerca de 1500 fotografias.


Essa exposição acontece no espaço Foto Rio- Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro, o Foto Rio tem como objetivo expandir e valorizar  a fotografia como bem cultural, abrindo suas portas e disponibilizando para o público acervos e coleções das mais diversas. O projeto cada vez mais aumenta a visibilidade do mercado fotográfico brasileiro contemporâneo. 

Amostra grátis:


Sergei Leontiev

Martin Chambin

Janet Delaney

Ansel Adams

Alberto Korda

Autorretrato 





Roberto Huarcaya

Essas fotografias fazem parte do acervo Joaquim Paiva, quer ver mais obras?
Esse é o site do Joca:  http://www.joaquimpaiva.com.br/
Agora a melhor notícia dessa matéria: A Oi patrocina o FotoRio,, vejam aqui: FotoRio


Besous et profiter!

sábado, 10 de setembro de 2011

Reflections

Acredito que todo mundo já tenho escutado que uma imagem vale mais que mil palavras, bem, quando eu vi a capa da nova edição da New Yorker essa frase foi a primeira que me veio a cabeça.

Ana Juan ( ilustradora premiada) é a autora dessa obra incrível, que consegue falar tanto, e ser tão tocante mesmo sem palavras. 
A capa como não podia deixar de ser é carregada de melancolia, e foi feita em homenagem aos 10 anos do atentado as grandes torres de Manhattan. 

É um bela capa que traz consigo um peso, o peso de uma tragédia, o peso de uma das maiores tragédias que eu particularmente já vi.
 Amanhã é 11 de Setembro, e esse post é em homenagem as milhares de vítimas do atendado terrorista às torres gêmeas do World Trade Center.


domingo, 4 de setembro de 2011

Little Miss Pixel

Bonjour!

Estava meio sem inspiração durante esses dias até que minha grande amiga (@_ohdarling), me mandou esse blog aqui:  Little Miss Pixel. Simplesmente eu me apaixonei. O trabalho da Nour Tohme é incrível. Ela tem um puta bom gosto e foi super feliz em sincronizar música e design.
A Nour é estudante de design e já possui uma marca: a Draw me a song. Ela produz belos cartazes ilustrados com letras de diversas músicas de diversos artistas, entre eles: The Beatles, Lady Gaga, Amy Winehouse...

Se liga só no trabalho da garota:

fame, by irene cara

rehab, by amy winehouse

pokerface, by lady gaga

thriller, by michael jackson

umbrella, by rihanna

ne me quitte pas, by jacques brel

satisfaction, by the rolling stones 

Nem preciso dizer que eu ameei o da minha diva Amy, e vocês curtiram? Então entrem nas redes sociais da garota, tem muito mais coisa por lá.


Desde já agradecido por sua colaboração @_ohdarling.



"Todas as artes contribuem para a maior de todas as artes, a arte de viver." (Bertold Brecht)

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

A arte cheia de rivalidade

Publicidade é arte. Sim, na minha concepção a publicidade aprendeu a usar a arte a seu favor. A consequência disso? A publicidade se integrou a arte. Eu só peço a Deus um pouco de malandragem que a arte não se integre a publicidade. Enfim, essa é uma colocação polêmica, falaremos dela em um outro post.

Querendo provocar as grandes marcas o designer Stefan Asafti, fez algumas representações de logomarcas  compostas por outras logomarcas de empresas concorrentes. Genial!

O resultado ficou bastante interessante, vejam só:







  




Achei super irônico, devo dizer.

Bem que podiam fazer uma brincadeira dessas aqui no Brasil. 

The elegance of an artist

Durante uma das aulas de fotografia, minha querida teacher Eliane compartilhou com a turma,um vídeo em Stop Motion muuuuuito bacana, daí resolvi divulgar aqui pra galerê.

O vídeo em questão é um clipe de um artista até então desconhecido pela minha pessoa, o idealizador desse projeto é Oren Lavie, que por sinal é um bicho. O cara é músico, compositor, e como se não bastasse é diretor teatral. Ele veio de Israel fazendo barulho, cantando e impactando a todos com sua criatividade.

Sua música é uma mistura gostosa de country com indie. O clipe em questão acompanha a música que provavelmente é a mais conhecida dele, o nome do single é: Her Morning Elegance ( Sua Elegância Matinal).

O vídeo é super bem cuidado, com uma produção impecável e de muito bom gosto. Enfim, vou divulgar logo o tesouro.



Abaixo o link do site de Oren ( que infelizmente é em inglês), o visual do site é super legal, não deixem de passar lá. Coloquei também o link com a tradução da música.

Site Oren Lavie/
Tradução de Her Morning Elegance

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Planetas de alumínio

EU, todo curioso da vida estava fuxicando um dos meus blogs favoritos o "Agora que sou RIKA" Bem Legaus! e vi um post suuuuuper bacana lá. Resolvi copiar e agracia-los com uma arte digna de aplausos.

Esse trabalho incrível foi feito pelo fotógrafo norueguês Christopher Jonassen - pesquisei um pouco sobre ele, formação e etc, mas não encontrei quase nada, encontrei apenas seu site com vários trabalhos bacanas.

Christopher quase sempre se inspira em seu país de origem para fazer seus trabalhos. Desta vez ele foi além, se inspirou no universo, mas precisamente nos planetas.
Em "Devour" Christopher fotografa os mais distintos e curiosos fundos de frigideiras, que somadas à um fundo preto trazem para o trabalho um ar galático.


Se liga só no trabalho do cara:






























Eu podia jurar que as fotos retratavam planetas da constelação YZXW890, sei lá, TUDO menos fundos de frigideiras, esse poder de confundir só faz com que o trabalho desse incrível fotógrafo ganhe destaque no cenário da fotografia contemporânea. Só posso dizer que virei mega fã do cara.

Se você quer saber mais sobre o trabalho do Chris (olha a intimidade), dá uma passadinha no site dele. O link é esse aqui: http://www.christopherjonassen.com/